quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Comissões Diretórias e seu conceito

As Comissões Diretórias serão grupos que auxiliaram e decidirão junto às diretorias do DCE de Picos, os rumos e propostas a serem levantadas e efetivadas de fato. A proposta de criação de Comissões Diretórias é uma idéia de aproximar a classe acadêmica (discentes) dos seus representantes, não só para cobrar e sugerir, e sim, a de gerir por meio do trabalho direto uma relação de comprometimento e fiscalização das condições de ensino, pesquisa e extensão, além da realização de projetos viáveis que atendam as necessidades dos discentes e do Centro Acadêmico.

Quem pode filiar-se?
Qual quer estudante devidamente matriculado na Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que queira se filiar em alguma das sete diretorias.
Qual será minha função nessa diretoria?
Os filiados se reunirão com o diretor específico e levantarão propostas que visem melhorar as condições de pesquisa, ensino e desenvolvimento de projetos extensivos, que atentem a área da diretoria filiada.
(Ex.: Fiz minha inscrição na Diretoria de Comunicação, desenvolverei juntamente com demais membros da comissão e o diretor, propostas de criação de um centro de desenvolvimento de matérias e artigos para um jornal e uma revista mensal da UFPI de Picos.)
Lembrando que a função das comissões não é só a de gerir idéias, mas pensar em meios de desenvolver essas propostas, pensando em todos os obstáculos, e depois de pensar, partir para o desenvolvimento da atividade convidando colaboradores que auxiliem e ajudem no desenvolvimento da proposta.

Posso filiar-me a mais de uma diretoria?
É interessante que os interessados em filiar-se a mais de uma diretoria, pense que será uma atividade extra, e por isso, não poderá sobrecarregar-se para não comprometer sua situação acadêmica, mas é permitido auxiliar em até duas diretorias se conseguir conciliar ambas com suas disciplinas.

Eu receberei uma bolsa ou algum salário para essa atividade extra?
A principal filosofia da formação de Comissões Diretórias, é espelhar-se no trabalho voluntário, são doze horas semanais e o estudante não receberá bolsa ou outra recompensa monetária. Receberá um certificado de atividade extra que auxiliará no seu histórico. No entanto, a partir das atividades desenvolvidas e de sua importância para a universidade e sociedade, essas mesmas, podem ser reconhecidas pela classe acadêmica e pelas comunidades de desenvolvimento científico, podendo até ser perfilhada pela sua proposta.

Quando e onde posso me inscrever em uma dessas Comissões Diretórias?
Até o dia treze de agosto fecharemos as primeiras sete comissões, definindo seus encontros semanais e o número de membros inscritos, mas trimestralmente haverá abertura de inscrições em todas as comissões, para que novos interessados possam participar das atividades como membro de determinada comissão.

Uma universidade de fato, se faz, pela qualidade de seus membros e pelos caminhos os quais trilham para a terra do conhecimento, por meio da experiência e da criação. Pensar na sociedade e nas condições não existentes e que podem ser incitadas a acontecerem e sucederem de fato, é o que torna a extensão singular, substancial para o aperfeiçoamento do ensino e conseqüentemente do aprendiz.

Picos - 2010
Inverno
Robson Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário